domingo, 27 de fevereiro de 2011

Trabalhando com o gconf-editor (Gerenciador de configurações visuais)

Recentemente agucei minha curiosidade sobre as configurações visuais do Ubuntu e então comecei a pesquisar a respeito. Descobri que os muitos códigos que eu já havia digitado para mudar uma configuração aqui ou aculá, possuem um gerenciador em GUI.


No terminal (ou no Executar - ALT+F2), digite:
$ gconf-editor

Mudando a posição e a ordem dos botões de ação (Minimizar, Maximizar/Restaurar e Fechar)

Ao instalar o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat, depara-se com um probleminha simples: os botões de ação das janelas se encontram do lado esquerdo da barra de títulos. Como o padrão é do lado direito, então muito provavelmente se deseja mudar isto. Então navegue até:
/apps/metacity/general/button_layout
e edite o valor para:
:minimize,maximize,close
  • As vírgulas separam os botões.
  • A ordem é delimitada pela ordem digitada.
  • A posição relativa à janela é delimitada pelo lado oposto do dois-pontos (:).


Mostrando ícones-padrão na área de trabalho (Meu computador, Lixeira...)

/apps/nautillus/desktop/
Habilite as checkboxes relativas a:
  • Meu computador: ........ computer_icon_visible
  • Meus documentos: ....... home_icon_visible
  • Meus locais de rede: ... netwoork_icon_visible
  • Lixeira: ............... trash_icon_visible
  • Unidades montadas: ..... volumes_visible


Habilitando o Winkey (a tecla/botão do Windows) do teclado para funcionar no Linux, ativando os menus principais (Aplicativos, Locais e Sistema)

/apps/metacity/global_keybindings/panel_main_menu
altere o conteúdo existente (por padrão é <Alt> F1) para:
Super_L
Nesta seção você perceberá que há inúmeras ações que podem ser automatizadas com atalhos. Se quiser utilizar o Winkey para alguma combinação de teclas (como no Windows), use <Super> Tecla ao editar


Exibindo/ocultando os ícones dos menus principais
/desktop/gnome/interface/menus_have_icons
e habilite/desabilite a checkbox de acordo com sua necessidade. ;-)



Aos poucos irei editando este post e recheando-o com mais detalhes sobre a aplicação e configurações específicas.

Fonte: Eu mesmo =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário