domingo, 27 de fevereiro de 2011

Resolvendo o travamento do Flash Player 10 com navegadores

Nos últimos tempos, percebi que o flashplugin10.1 dava problemas (travava) quando eu o forçava a trabalhar pesado (abria vários vídeos no navegador). E isso se repetiu quando eu coloquei o OS Windows na máquina pra jogar durante as férias :P Então conclui que o problema não era no Ubuntu.

Acontece que só travava no meu computador, mas no do meu irmão (32 bits) funcionava sem problemas.
Pensei que o problema fosse com o flash 10, e cogitei fazer um downgrade. No meu notebook novo apresentou o mesmíssimo problema. Então: o problema realmente é o flash

Pesquisando, descobri que o problema acontece apenas com processadores 64 bits, pelo fato de a arquitetura ser diferenciada, e o plugin instalado pra 32 bits vez ou outra trava. E o pior: há algum tempo a Adobe tinha descontinuado a produção do plugin para processadores 64 bits (Nossa! A adobe estava na contra-mão de tudo!).

Finalmente achei uma forma de resolver esse problema: Desinstale a versão atual do flash e, após adicionar um repositório, atualize a lista e instale o flash para 64 bits:
$ sudo apt-get remove flashplugin-nonfree flashplugin-installer 
$ sudo add-apt-repository ppa:sevenmachines/flash
$ sudo apt-get update 
$ sudo apt-get install flashplugin64-installer
Essa versão não é da Adobe. Não faço idéia se ela voltou atrás e resolveu produzir o plugin para 64 bits, mas pelo menos esse plugin da SevenMachines funciona sem problemas. Agora consigo abrir 15 vídeos simultaneamente, e não tenho de reiniciar o navegador. ;-)


Outra opção usando o repositório do Debian Unofficial Maintainers:

i386:

$ wget -c http://archive.debian-maintainers.org/unofficial/packages/adobe-flash-player-browserplugin-i386/10.1...
$ sudo dpkg -i adobe-flash-player-browserplugin_10.1.53.64-1_i386.deb 
$ sudo apt-get -f install
$ sudo /usr/sbin/update-alternatives --config flash-mozilla.so

amd64:

$ wget -c http://archive.debian-maintainers.org/unofficial/packages/adobe-flash-player-browserplugin-amd64/10...
$ sudo dpkg -i adobe-flash-player-browserplugin_10.0.45.2-1_amd64.deb
$ sudo apt-get -f install
$ sudo /usr/sbin/update-alternatives --config flash-mozilla.so





Fonte: UbuntuForum, Ubuntu-BR, VivaOLinux

Um comentário:

  1. Ó só Alexandre,
    Estou tendo problema de execução de vídeo no meu flash player. São vídeos aula que assisto na plataforma do Instituto IOB, usando o google chrome. Verifiquei que se eu usar resolução baixa, os vídeos não travam. Mas na resolução alta é um saco. tem como eu resolver isso? Sou completamente leigo no assunto e não consegui entender as rotinas acima sugeridas.

    ResponderExcluir